quinta-feira, 30 de abril de 2009

ESCOLAS SEM TUTELA

Uma empresa privada de marketing supostamente contratada pelo partido da rosa, entra na intimidade de crianças dentro de uma escola com a autorização de alguém e filma-as. Passados dias as imagens estão num tempo de antena de um partido.
A senhora ministra da educação veio hoje "clarificar" que declina qualquer responsabilidade. Confesso que fiquei confuso. Bem! sendo assim parece que as escolas estão sem tutela.

Read more...

Inspecção de educação?

"Interrogatório a alunos é um atentado ao espírito da escola pública"(...)A ser verdade, o caso é um atentado à liberdade, ao espírito da escola pública e à constituição, e demonstra que o dito inspector enganou-se na profissão. Um inspector de Educação não pode agir como um inspector de polícia para incentivar alunos a denunciar professores e outros alunos”, _Manuel Alegre
Após alguma acalmia nas hostes, propria do periodo pré-eleitoral, eis que voltam os casos, invariavelmente do sector da educação. O cidadão fica de facto com a impressão de que algo se passa com a etica e politica educativa.

Read more...

1º Centenário de Rocha Peixoto

António Augusto da Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim, 18 de Maio de 1866 - Matosinhos, 2 de Maio de 1909) foi arqueólogo e etnólogo português.
Em 1891, secretaria a «Revista de Portugal» fundada pelo seu conterrâneo Eça de Queirós e organizou o Gabinete de Mineralogia, Geologia e Paleontologia da Academia Politécnica do Porto (actual Universidade do Porto). Colaborou em outros jornais e revistas e dirigiu a Biblioteca Pública e Museu Municipal do Porto. Na sua terra natal descobriu a cividade de Terroso e remodelou os paços do concelho.
No dia 18 Maio comemora-se o 1º Centenário da sua morte.
O site oficial das comemorações será a Biblioteca Digital Rocha Peixoto, que disponibiliza versões digitais da bibliografia e de documentos do espólio do arqueólogo, etnógrafo e bibliotecário poveiro.
Neste projecto, a Biblioteca Municipal contou com a colaboração de alunos das Escolas Secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós.Vai ainda ser exibido um pequeno trecho do filme sobre a vida e obra de Rocha Peixoto, concebido pela historiadora Sofia de Azevedo Teixeira, e que será projectado durante as sessões pedagógicas que se realizarão em escolas do concelho no âmbito das comemorações.
Do programa, que se estende até ao final do ano, destaque para iniciativas como uma sessão filatélica e de medalhística, a 2 de Maio, exposições no Museu e na Biblioteca, um colóquio a 8 e 9 de Maio, o lançamento da nova edição, ampliada, de A Terra Portuguesa, com ilustrações inéditas da autoria de Rocha Peixoto, e ainda o lançamento, no último trimestre do ano, de uma edição evocativa do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim” e a colocação de um busto de Rocha Peixoto no jardim da Biblioteca Municipal.

Read more...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Litoral de Vila Conde é Reserva

"A Proposta para a criação da Área de Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Metropolitana do Porto. 52 anos depois cumpre-se o desejo do professor Santos Júnior, o criador da Reserva Ornitológica de Mindelo.
Segunda-feira, 27 de Abril de 2009. A data que marca o início de uma nova vida para o Litoral vila-condense. A Assembleia Metropolitana do Porto (AMP) aprovou, por unanimidade a criação da Área de Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde (PPLVC).
Após um período de discussão pública da proposta, que terminou na passada quinta-feira, a AMP votou favoravelmente a classificação da zona como área protegida “de interesse regional”. " in PS

Read more...

De pé à esquerda e em riste

Depois de uma legislatura conturbada, sem troféus de exibição, o PS entra num período eleitoral acumulando já algumas gafes:
- Sócrates pede desculpa aos pais das crianças filmadas em Castelo de Vide
- PS retira cartazes com erro na data de adesão à CEE in P
Os olheiros do Bloco não deixaram o assunto passar em branco e querem tudo clarificado

Read more...

terça-feira, 28 de abril de 2009

NOTA DE ABERTURA

ARGIVAIonline é um espaço de cidadania focado na freguesia de Argivai pertencente ao concelho da Póvoa de Varzim. No entanto, podem ainda ser abordadas questões de âmbito nacional e internacional. Serão comentados e debatidos temas de várias áreas: Desenvolvimento Regional, Ordenamento do Território, Etnografia, Economia, Sociedade, Politica, Educação e Cultura.
Trinta e cinco anos após o 25 de Abril, Portugal é ainda um país de contrastes, que assiste actualmente à contracção das classes médias e ao aumento do número de pobres, cerca de dois milhões segundo Bruto da Costa. Estudos da OCDE deixam-nos ficar mal no retrato Europeu em matérias como a educação, ciência, justiça, organização do estado e reformas.
Continuamos a agravar uma tendência demográfica de litoralização, com um pais bimacrocefalo com dois polos urbano-industriais na AML e AMP, em que o Porto perde actualmente população, tecido económico e emprego para Lisboa, tornando esta última num caso de Deseconomia de Aglomeração com perdas de qualidade de vida. Esta realidade gera desigualdades no desenvolvimento regional e tem acelerado a desertificação do interior.
Portugal é um pais de belas paisagens, no entanto, o crescimento urbano desenfreado, iniciado na década de 70(recentemente documentado por António Barreto) agravado pela descolonização, agravou o problema do ordenamento do território: construções clandestinas, anarquia na arquitectura, falta de infraestruturas, desrespeito pela ambiente, etc...
Por todas estas razões, Portugal é um país adiado, cujo desenvolvimento vai encontrando obstáculos, cuja origem está associada ao baixo nível educacional de um povo que se acomodou às conquistas de Abril deixando exclusivamente à classe politica todas as decisões.
Os cidadãos devem intervir civicamente e politicamente, no sentido de informarem e pressionarem os decisores para a boa governação. As sociedades democráticas e desenvolvidas controem-se apartir da base, sendo para isso necessário a participação dos cidadãos.
PScr.- Este ano de 2009 vai ter três eleições. Não deixe que outros decidam por si. Contribuir para o desenvolvimento é um processo que começa nas urnas.

Read more...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP