quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Ventos Gregos

O Syriza ganhou. As sondagens avisaram. E avisados ficaram também os arcos do poder por essa europa fora. Há sempre alternativas e o poder não cai na rua, pode é cair em mãos pouco aconselháveis, como em Portugal depois dos desvarios da 1a República.

Hoje,  a canga do financiamento e da globalização não dão grande margem - olhe-se para a Rússia - e por isso: sem medos. Se alguém está receosa é a Alemanha que vê uma conjuntura que até agora era favoravel à sua economia, começar a ser desconstruída.

Alexis entrou mal. Juntou-se aos conservadores. Alguém veria por cá Louçã e Portas a visitar as feiras novas de boina? Depois já arredondou o discurso sobre os compromissos com os parceiros.

Mas há coisas positivas. A primeira foi ter perguntado à Merkel, quem era ela para falar unilateralmente sobre sanções à Rússia. De facto ninguém parece ter coragem para pôr os alemães no sitio devido. Depois, uma nova abordagem no combate à  crise também é positiva. Não há soluções únicas. A Grécia querer indexar o pagamento da divida à economia é inteligente, pois foi aquilo que obteve a Alemanha asseguir à guerra ao qual somou um perdão de 50% de divida.

A europa estava num impasse. São as rupturas e os momentos de crise que permitem encontrar soluções e avançar.

Read more...

Para Belém em standby

Depois de uma partida forte para as presidenciais, os putativos candidatos abrandaram o passo. O enfant terrible, depois de umas jantaradas no Porto, até já disse que só lá para outubro. Rui Rio está de panos quentes, pois percebeu que nao terá uma vaga de fundo e será um combate difícil com a esquerda. Marcelo é um comentador pouco casado com uma postura de estado e não tem coragem sem o apoio do partido.

À esquerda Guterres joga com um "ni" e baralha tudo e todos. Pode até queimar segundas escolhas que não estão para enxovalhos como Antonio Novoa. Mas há sempre os aparelhistas de todo o serviço, sendo a última lançada, Maria de Belem - sempre é uma mulher que poderia granjear largas preferências na sociedade e depois claramente à esquerda.

Aguardemos!

Read more...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP