segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PUBLICO/PRIVADO: manipulação da informação

Recentemente o tribunal de contas fez um estudo em que concluiu que o custo/aluno no publico é mais baixo que no privado. Logo veio a vozearia a reclamar por tais conclusões, a dizer que faltavam os custos da Parque Escolar; mas que eu saiba o estudo também não tem o custo das obras feitas nos colégios!

Noutra frente, por exemplo, comparar  escolas em ranking´s, juntando o que é diferente, é intelectualmente desonesto. As escolas publicas, ao contrario das privadas não escolhem alunos. Ainda assim há muita escola  publica a ficar à frente de privadas, comprovando a excelência das escolas publicas.

Já agora, vale a pena dizer que até há uns cinco anos, os professores públicos não tinham subsidio de desemprego, ao contrário do privado. Atualmente os professores contratados têm contratos renovados mês a mês, no privado duram pelo menos 1 ano. Se acham bom, deixem o conforto dos colégios e aventurem-se nas escolas publicas, que acolhem todos os filhos da nação.

Eu sei que os críticos do publico metem os filhos na escola privada, "a redoma",  mas agora que a coisa está negra, creio que muitos vão valorizar o ensino público!

Read more...

PSD e PP assinam acordo eleitoral autárquico

O PSD e o PP assinaram um acordo eleitoral para as autárquicas de 2013. No entanto, os dois partidos em regra, concorrem com listas próprias.

O acordo será especialmente favorável ao PP, que não tem expressão autárquica e normalmente bloqueia reformas na área, que não lhe sejam favoráveis em termos de representação, ainda que isso seja mau para o país. Veja-se o ultimo veto do PP à reforma politica, no âmbito da reforma autárquica.

Com esta iniciativa, que dá mais visibilidade ao PP em termos locais, espera-se que o partido seja flexível em futuras iniciativas da reforma autárquica.

Read more...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Impostos descem para os poveiros

Foi aprovada em reunião de câmara a proposta do PSD, de descida do IMI de 0,4 para 0,3, para imóveis avaliados.

 A participação da câmara no IRS também vai baixar, diminuindo assim o peso deste imposto para os cidadãos.

É  possível baixar impostos na Póvoa, porque se fizeram ajustamentos em época de vacas gordas, porque se se tivesse desbaratado o orçamento como queria o PS e o CDS, hoje teríamos também aqui, austeridade em cima de austeridade. Haja memória !

Relembre-se que este ano o município já abateu 5M à divida, que está perfeitamente proporcionada aos ativos  do município.

Estivesse a maior parte dos municípios assim !


Read more...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Na espuma dos dias

Berta Cabral sai da liderança do PSD Açores. Tomou a decisão acertada, é necessário dar espaço a outros, mas, concerteza,  também uma decisão pessoalmente conveniente ! pois o futuro não é já aqui...

Os bancos mais uma vez salvam a face ao estado comprando a divida pública portuguesa, fazendo um bom negócio, pois é aparentemente segura, não há é dinheiro para as empresas. Não se pode criticar um privado de fazer negócio. O que é criticável é a gestão ruinosa do banco publico, que perdeu milhões em jogatinas na bolsa, mas não cumpre o serviço publico de fazer chegar dinheiro à economia.

O professor Marcelo quer fazer um documentário a mostrar o esforço de ajustamento dos portugueses, para sensibilizar especialmente os alemães. Pode-se discutir a ideia, no entanto é claro que, se o governo não mostra uma politica externa e uma diplomacia capaz de ajudar o país, todos os contributos serão bem vindos.

A UE mandou dizer a portugal que não acredita no OE de 2013. Claro! quer agora um plano B, logo a aplicar em Janeiro, se a coisa resultar muito mal. Será uma boa opurtunidade para o governo confrontar a troika com a necessidade de um programa a sério, que dê vida à economia e aos portugueses.

Este paragrafo vai ser só para relembrar que Sócrates entrou com 60% de divida do PIB e saiu com quase o dobro, pois como ele afirmou na Sorbone, isto não era para pagar era para gerir. Agora na gestão é que anda o diabo.


Read more...

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

FMI: PIB português cai 5,4% em 2013

O FMI vem hoje dizer que o PIB português cairá em 2013 uns 5,4%. Ora isto será o fim.

Junta-se o" estudo de um "think tank" alemão, citado pelo "Spiegel Online", prevê perdas de 17 biliões de euros caso os países do sul da Europa abandonassem a moeda única." in JN

Ora perante isto, urge perguntar, o que espera o governo para renegociar uma solução na frente externa, pois nenhum credor está interessado em que isto corra mal, e, se o país é nosso, somos nós quem tem de dar o passo.

Read more...

se for pelos méritos intrínsecos ao orçamento, isto não se faz

O orçamento está cá fora. A "cacofonia" à volta do documento é grande e é unânime: o orçamento é mau. Apesar disso o governo diz que é o possível. Resta-nos perguntar: haverá outra saída?

Cada cabeça sua sentença, no entanto gente avisada já disse que não é executável  porque  essencialmente, numa economia em recessão, não se pode aumentar brutalmente a carga fiscal. Isso vai matar o resto. Como disse Bagão Felix, será uma espécie de septicemia económica.

Resta-nos então pensar que o governo espera ganhar confiança dos mercados para baixar o serviço da divida, ou mostrar-se bom aluno, para depois renegociar isto com a troika. Porque, se for pelos méritos intrínsecos ao orçamento, isto  não se faz.

Read more...

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

é unânime que não vai resultar

O governo tem como estratégia a credibilidade internacional, para voltar assim aos mercados mais cedo, baixar os custos dos juros, e conseguir depois uma mais fácil gestão orçamental.

O problema é que isso tem custos sociais graves, e agora como nunca, se percebe que as pessoas não são números. A manifestação de duas mulheres no 5 de Outubro, esfregou isso na cara dos politicos. A crueza da realidade de quem sofre.

Está também claro, que esta estratégia para acertar, teria de estar a dar resultados agora, com um folgar da auteridade, alguma negociação do programa e forte apoio à economia. O que não sucede. Isto é ainda agravado quando no governo há finança a mais e economia a menos. O Alvaro poderia fechar a loja, que nimguém notava.

Mais da mesma receita, tal como na TSU, é  unânime que não vai resultar. O caminho é o abismo da espiral recessiva. É necessário adequar o programa à nova realidade. Para isso convinha que o governo tivesse uma estratégia internacional de aproximação aos países do sul mais Irlanda, reforçando o poder negocial dos países intervencionados. Mas para quem se colou sem condições à Merckel, isso é sempre mais difícil.

Não há duvida nenhuma que este modelo vai rebentar com o país. No primeiro semestre de 2013 estaremos a rever as condições do programa.

Read more...

sábado, 6 de outubro de 2012

ISTO DA SAÚDE TEM QUE SE LHE DIGA


Caça a salários milionários de médicos


Há uns meses, ouvi um deputado da nação, confidenciar em "off ", que era necessário acabar com meia dúzia de médicos, que andam por ai a faturar mais de 150 000/ ano às custas do SNS. Como em qualquer profissão, há sempre opurtunistas, por isso, é necessário separar o trigo do joio.

Há no entanto um forte  coorporativismo da classe, que muito tem lesado o país. Refiram-se os entraves da ordem à abertura de cursos de medicina, ou a compactuação do estado na colocação de médicos, uma vez que estes não são obrigados a ficar onde o país mais deles necessita. Ainda recentemente assistiu-se à vergonha, de muitos hospitais centrais em cidades, estarem com excesso nalgumas especialidades .

Os médicos têm de ser colocados por concurso nacional conforme as necessidades do país. Não deveriam poder recusar durante pelo menos 10 anos; podiam fazê-lo se pagassem ao estado os custos reais do curso. Ao fim de 10 anos, se recusassem a colocação, teriam apenas de sair do sistema público. É o que acontece a policias, juízes, professores e outros funcionários públicos, todos colocados por concurso.

Num caso real que me foi confidenciado, um cidadão deste país, foi acompanhado em obstetrícia no privado. Ficou combinado que o parto seria feito no público quando o médico estivesse no serviço, e seria cobrado como serviço privado, o que não me parece correto. O dito médico no dia do parto não estava presente, pois valores mais altos da caça se alevantaram, e o parto foi feito por outro médico. Ao cidadão quando saiu do hospital, foi apresentada uma conta pelos serviços médicos. Depois de explicar como tudo se tinha passado, a fatura foi retirada. Se isto é possível eu acho inadmissível . 


Read more...

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quem é este Borges que se tem em grande conta e manda no governo?

Investigador denuncia António Borges e outros ex-dirigentes da Goldman Sachs

O segundo erro de António Borges: o verdadeiro peso dos salários públicos

É com alguma cólera que vejo o dinheiro dos meus impostos, ir para a algibeira dum "gajo" destes, que se dá ao desplante de sistematicamente vir à TV dizer que os portugueses são uns zés gastadores que têm de empobrecer, quando ele, o Borges, especulador e gestor de Hedje Funds, andou a promover o credito pelo mundo e o "enterranço" das economias do sul.

Gostava eu de saber quanto é que a PAR publica lhe paga para ele vender o país ao desbarato, e pelo meio ainda dar uns ditames ao 1º e ao ministro das finanças. É que não sei se repararam, mas a TSU tem mãozinha da personagem, que mostrou maus figados chamando ignorantes aos empresários, inclusive ao patrão Soares dos Santos. Mas que figura é esta? qual o seu verdadeiro poder, que interfere no governo, nos grandes negócios da nação e até chama ignorante a quem lhe paga ?  é de facto preocupante!

O Borges, pode estar podre de rico, mas que se lembre, que se hoje na Grécia há muita criancinha a passar fome, ele foi um dos que contribuiu.

 Há sempre uma altura da vida em que os nossos pecados nos perseguem!

Read more...

PORTUGAL: Teoria da conspiração?


John Perkins. “Portugal está a ser assassinado, como muitos países do terceiro mundo já foram”

Read more...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP