sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um trunfo de Holland

Sarkozy muito possivelmente perderá as eleições, fruto de uma gestão casuística da crise europeia. A França tem estado  submissa, perante uma Alemanha que recolhe os despojos; isto parece não agradar a um povo democrata e herdeiro dos ideais da revolução francesa.

Hollande, pertence aquela família politica, que tem um problema com o controle das finanças publicas, no entanto, teve por estes dias umas proposta interessante: eurobonds apenas para investimento. Se se mantiver a exigência de boas contas públicas e um incentivo forte ao emprego, pode ser que a Europa se recomponha.

A Alemanha continua a abusar da sorte e os velhos demonios nazis podem ressuscitar. Os europeus vêm com maus olhos a falta de subsidiaridade dentro da UE. A Alemanha à cabeça acumula reservas à custa do endividamento dos outros estados, não existindo depois politicas de redistribuição; deixar de comprar à Alemanha pode ser uma resposta e também mais um prego para a desagregação.


Read more...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Eanes diz que perdeu a consideração por Soares

O expresidente Ramalho Eanes, disse ontem numa entrevista ao canal 1, que desde que leu este livro do Rui Mateus, perdeu a consideração por Soares.

 PS - Tenho o ebook, se alguém quiser, posso "emprestadar"

Read more...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

COMEMORA-SE HOJE O 38º ANIVERSÁRIO DO 25 ABRIL

Read more...

A reforma autárquica e o frenesim do CDS

O CDS não tem implantação autárquica. Que eu me lembre, só Daniel Campelo, contra umas " faturas eleitorais e uns assentos" deixou o CDS pintar a autarquia limiense.

Por isso, o CDS tem todo o interesse em colocar-se em bicos de pés nesta reforma, aumentando o centralismo, transferindo poder  para Lisboa, onde de quando em vez ainda é muleta.

Veja-se a postura do CDS na Assembleia Municipal, muito apressado no fecho do dossier, com propostas de retalho do concelho, e acusações às outras bancadas de nada quererem discutir, com o processo ainda no inicio.

O último episódio desta novela, foi há umas semanas, uns deputados deste muito solicito partido, terem dirigido uma carta ao Presidente da Assembleia Municipal a saber dos gastos desta, esperando aqui encontrar um buraco negro. O que, como se sabe não se verificou.


Read more...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

É votada hoje a proposta de lei nº 44, sobre a reforma autárquica

"A proposta de lei do Governo relativa à reorganização administrativa deverá ser aprovada nesta sexta-feira pelos partidos da maioria, na Assembleia da República.

Com a aprovação do diploma, “a partir de agora, cabe a cada um dos municípios, com as respectivas freguesias, pronunciarem-se sobre a reorganização administrativa”, destacou Paulo Júlio.

Sobre o calendário do processo do futuro mapa autárquico – que o Governo pretende que seja posto em prática nas próximas eleições autárquicas, no Outono de 2013 –, o secretário de Estado estima que o assunto regresse ao Parlamento em Setembro.

“Uma vez a lei aprovada, teremos de esperar pela promulgação do Presidente da República, que, se tudo correr dentro dos calendários normais, será por volta de Maio. Depois somam-se até 90 dias para que haja pronúncia dos autarcas, estamos em Agosto. Em Setembro teremos condições de, na Assembleia da República, os senhores deputados formatarem a lei do novo mapa autárquico”, descreveu.

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, admitira que o processo de redução de freguesias, que previa inicialmente a agregação de 1000 a 1500 freguesias, ficasse concluído até Julho. " in P

Read more...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O mistério de Jacinto Leite de Capelo Rego

No caso portucale, que durou 6 anos, ninguém foi dentro. Estranho... os sobreiros são uma árvore protegida por lei e aqui de ânimo leve foram uns milhares à vida. E ainda há aqui outro ponto importante, a transformação de prédio rústico em urbano, multiplicando várias vezes o seu valor. Por fim, justificou o CDS de onde veio 1M de euros? é que ainda não se encontrou nenhum rego que vá dar ao Capelo!

Read more...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

"O governo vai ter de escolher"

O tesouro está falido. Portugal é um protetorado da troika e faz-nos lembrar a casa do dr Salazar nos últimos dias, onde era encenado o statos quo da ditadura.


Terá isto salvação? claro que tem, mas exige coragem e determinação de um grande estadista como o Marquês de Pombal, nem que para isso se cortem as cabeças de alguns grupos.

O governo vai ter de escolher entre o bem comum e meia duzia de interesses instalados em grandes empresas que vivem à custa da espoliação dos indigenas, umas privadas outras ainda com capital publico. Só para dar um exemplo, quando o governo der de bandeja o mercado nacional à EDP ( sem tarifação ) os preços vão disparar uns 15% em dois anos. Nos combustiveis é o mesmo, os esquemas de logística, prejudicam sempre o consumidor, já para não falar na limitação de licenças de revendedores: aqui na Póvoa porque não existe uma low-cost!

A celeridade em cortar nos rendimentos do trabalho e nos direitos constitucionais, não tem sido a mesma para as chamadas empresas que vivem à custa do regime e estão metidas nas PPPs. Dir-se-á: "ah e tal, são tudo contratos assinados". E então quanto ao bem comum, haverá lei mais forte que a Constituição da Republica, da qual se faz tábua rasa? poderão contratos elaborados e assinados de forma duvidosa, porventura casos de policia, sobrepor-se ao bem comum e à salvação nacional? rasguem os contratos e deixem ir para tribunal, e que o tribunal decida com o mesmo critério que aplicou nos cortes de salarios, subsidios e reformas.

O governo não pode agir como Sócrates, é preciso dizer a verdade, ao que se vem, de uma vez só. O caso dos subsídios pode ser a cova do governo, deve dizer aquilo que pensa e não sentar-se em eufumismos. Se em vespras de eleições der 5 ou 10%, mais vale estar quieto, pois já vai tarde e não se livra de eleitoralismo, lembrando o que fez Sócrates em vespras de eleições. Pelo que se lê nas entrelinhas não voltarão mais. Cavaco foi mais sensato dizendo que era cedo cedo para fazer promessas.

Uma coisa é certa, as previsões apontam para uma queda superior na economia, sendo óbvio, que tal dimensão de cortes no rendimento das famílias e no investimento põe de gatas a economia nacional já débil estruturalmente, não dando hipótese de fazer o ajustamento negociado em tão curto espaço de tempo.

A carga fiscal já ultrapassou o admissível e está a matar a economia e as famílias. A queda de muitos impostos é real. O desemprego está nos 15%. Mas - perdoem-me voltar às vacas sagradas - há um conjunto de oásis que se continuam a dar muito bem em tempo de crise: são esses que têm de passar a contribuir também para a salvação nacional.

Read more...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Rearranjo nos orgãos politico-administrativos da freguesia

Com a saída de Domingos Silva da Junta de Argivai, onde era secretário, procedeu-se naturalmente ao rearranjo dos orgãos politico-administrativos da freguesia.

Recorde-se que por parte da UEA, já a 2ª secretária da mesa da assembleia, havia saído.

Assim, por proposta do presidente da junta, a assembleia aprovou o nome de Américo Gonçalves (que deixa a presidência da assembleia) para integrar a junta como secretário e Rogério do Poço passa a presidir à assembleia.

Read more...

Nossa Senhora do Bom Sucesso

É já uma tradição que no primeiro Domingo depois da Páscoa se preste em Argivai a homenagem à Nossa Senhora do Bom Sucesso.

As festividades, que decorrem entre 11 e 15 de Abril, contam com o apoio da Junta de Freguesia de Argivai e envolvem os comerciantes e toda a população.

As celebrações incluem momentos musicais característicos das romarias portuguesas.

Dia 14, às 17h30, celebra-se a Eucaristia na Igreja Paroquial. No Domingo, dia 15, têm lugar os momentos religiosos mais expressivos começando com a Eucaristia Solene em Honra da N.ª Sr.ª do Bom Sucesso, às 9h00, seguindo-se o Terço e Sermão, às 15h00, e às 16h00, a Procissão Solene, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

A música faz também parte desta importante romaria em Argivai e conta com animação de vários artistas convidados no dia 14, às 21h30, no Largo do Padrão.

Ainda antes das celebrações festivas, entre o dia 11 e o dia 13, decorre o Tríduo a Nossa Senhora do Bom Sucesso. As orações têm lugar, às 19h30, nos dias 11 e 12, com a Eucaristia na Capela da N.ª Sr.ª do Bom Sucesso e por fim, no dia 13, a procissão de velas, às 21h00, com início na Igreja Paroquial, finalizando com a Eucaristia na Capela da N.ª Sr.ª do Bom Sucesso

Read more...

ARGIVAI EM FESTA

De 7 a 29 de abril, Argivai estará em festa com uma série de atividades propostas pelo evento “Um mês, uma semana, uma associação”. Esta é uma organização conjunta de associações locais, como a Argevadi, o Rancho das Carvalheiras de Argivai, a União Desportiva e Cultural (UDC) de Argivai e as Associações de Pais, pensada com o objetivo de angariar fundos para realizar os seus projetos e proporcionar à população dias de muita animação e convívio. A Junta de Freguesia apoia esta iniciativa cedendo um espaço no Largo do Padrão, local onde terão lugar todas as atividades.

O cartaz traz até nós, no dia 7, às 21h30, a Queima de Judas e leitura do testamento. Já no dia 9, a UDC de Argivai propõe um convívio ao longo do dia. No sábado, dia 14, às 21h30, pode contar com animação musical com vários artistas convidados. Dia 15, é a vez da associação Argevadi propor um convívio relaxado de domingo. Sábado, 21, às 21h30, o Rancho das Carvalheiras de Argivai apresenta uma noite de surpresas com a presença de Armando Carlos à guitarra. Dia 28, às 21h30, novo momento de animação musical. No último domingo do mês, dia 29, a encerrar o cartaz de atividades, a proposta é da Associação de Pais da Escola Primária com uma demonstração de Karaté pelos alunos da Escola de Argivai e da União Poveira de Karaté, seguindo-se uma aula gratuita de autodefesa pelo Mestre Artur, uma feira de artesanato e ainda um passeio a cavalo.

Read more...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Soltas

O PS está esfrangalhado. Em todos os partidos, lideres autoritários e centralizadores cavam um deserto à sua volta; pior ainda se a herança for pesada. Agora diz-se por ai que Seguro é um lider fraco e atiram com Costa. E se por cá (Póvoa) a debandada dos 3 vereadores do PS tiver sido estratégica e pessoal?

António Costa quer ser candidato a qualquer coisa e como é hábito em Portugal, escreveu um livro. Ironia das ironias, o livro chama-se "caminho aberto". Seguro não gostou e já tratou do assunto: num golpe palaciano passou o mandato do lider de 2 para 4 anos.

O PS poveiro cometeu uma argolada daquelas, ao contestar a limpeza e repavimentação da ferrovia para Famalicão, transformando-a numa ecopista até balazar, com ligação a Famalicão. O projeto permite requalificar um espaço que rasga a cidade e dar-lhe outra visibilidade e utilidade, melhorando a qualidade de vida da população. Saiu uma noticia do assunto, onde aconteceu algo nunca visto, que foram as numerosas criticas dos leitores à posição socialista, que julgou estar a fazer mais uma corriqueira ação do bota-abaixo: saiu-lhe o tiro pela culatra e ficou com o recado de que não vale tudo.

Argivai comemorou mais um aniversário. Mesmo em tempo de crise, não deixou de assinalar a data com algumas atividades.

O poveiro e exsecretario de estado da educação de Sócrates, João Trocado da Mata é referido numa auditoria do Tribunal de Contas ao plano tecnológico. "Segundo a auditoria, só João Trocado da Mata, director do Plano Tecnológico, é financeiramente responsável por cerca de 250 milhões de euros de pagamentos e despesas ilegais feitos no âmbito deste programa." SOL

Ou muito me engano, ou os espanhóis não nos tardam a lixar. O Álvaro anda empenhado em construir uma ferrovia de bitola europeia para Espanha que morre em Madrid. Os nossos hermanos mantêm a bitola ibérica até aos Pirenéus e assim matam o porto de Sines. O assunto deve ser bem esclarecido nas instâncias europeias.

As farmácias andam pelas ruas da amargura. Durante anos foi um negócio da China, em que as margens generosas e o mercado protegido, davam para todos os tipos de asneira na gestão. O paradigma mudou e muitas estão na ruina sendo opurtunidade para negociatas. O Sr. Cordeiro, sempre tão seguro de si e dos seus associados, também não foi capaz de dar conta da ultima fraude no setor, que dizem andar nos 70M de €.

Read more...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP