sexta-feira, 22 de julho de 2011

De Aver-o-Mar

Aver-o-Mar é terra de lobos.
Está nos genes da Póvoa.
É Póvoa.
Não separe a burocracia administrativa, aquilo que os homens aproximaram.
A freguesia é hoje contigua à cidade, mas há uma mácula urbanistica que carrega, uma vestimenta paisagística, que faz sombra aos seus naturais.
O caus urbanistico que ali reina é assutador e não é singular; o país está cheio destes exemplos.
Os PDMs são tardios, só aparecem em Portugal com a adesão à CEE e não foram milagreiros. Inicialmente foram meras aplicações grosseiras da lei e largamente violados, muitas vezes pelo poder central. Não se muda um país por decreto.
Mas com a mudança da sociedade, certamente que o país melhorará, e principalmente o que muda, é a qualidade e a forma como se aplicam as leis. Nestas coisas, os resultados são geracionais. Nesta perspectiva, certamente que o urbanismo de Aver-o-Mar um dia estará melhor e não será concerteza com torres esbeltas.
O recente episódio da USF de Aver-o-Mar ilustra parte desta realidade. Um projecto feito à revelia do plano de urbanização, imposto à ultima da hora como facto consumado. Mas já houve outros. Veja-se a escola Rocha Peixoto, cuja entrada ficou lateral por não ter havido conferencia de serviços entre poder central e local.
A administração deste país não se deu ao respeito, por isso, temos hoje um estado fraco e um país desordenado.

Read more...

terça-feira, 19 de julho de 2011

"Habemos" Padre Novo

O actual pároco de Argivai, Carlos Mário, vai ser transferido para Barcelos e o Sr. Padre Nuno Matos Rocha acumulará funções em Argivai e na Lapa.

Desejo-lhe muita sorte por Barcelos. Vai precisar.

Por cá, damos as boas vindas ao novo Pároco e esperamos desencravar alguns assuntos pendentes. Agora vamos ver se os que vociferaram cobras e lagartos, não invertem o texto na hora da verdade

Read more...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Viva a milú

Resultados dos exames do 9º ano são os piores dos últimos Anos


"São os piores resultados dos últimos anos. Pela primeira vez desde 2007, a média do exame nacional de Matemática do 9º ano realizado no mês passado voltou a ser negativa. E a de Língua Portuguesa sofreu uma quebra de cinco pontos por comparação aos anos anteriores"

Uma politica de educação avalia-se à posteriori, é necessário dar-lhe algum tempo para manifestar os seus efeitos, e agora eles ai estão. Viva à milú.

Read more...

terça-feira, 12 de julho de 2011

Macedo no Praça do Almada

Macedo Vieira foi entrevistado no "Praça do Almada" no último Sábado. Não foi um hino à retórica ou ao populismo. Não. Em jeito de balanço, foi um homem realista e pragmático.

Foram passados em revista quase todos os assuntos polémicos dos últimos anos. Mas vale apena sublinhar:

- a cautela financeira que colocou na gestão da câmara, podendo-se dizer que hoje a situação é equilibrada, ao contrário dos concelhos vizinhos

- os princípios que colocou na gestão do bem publico, como o utilizador pagador, que sempre afirmou, quando outros com isso fizeram populismo à procura de votos

- a frontalidade com que afirmou desde sempre que o Varzim não era sustentável, apesar do apoio, quanto a mim até demais

- o facto de hoje a Póvoa ter as infraestruturas de base construídas, e ter em conclusão outros projectos importantes como o Garret

- a relação com a oposição, da qual o PSD sai vencedor pela maioria que continua a ter, embora tenha perdido um vereador porque foi e é fiel a princípios, em nome da boa gestão e equilíbrio financeiro do município.

Tenho a intuição, que como sempre, a inteligência do eleitorado, fará justiça aos factos, e nas próximas autárquicas o PS perderá o vereador conquistado ao PSD.

Read more...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O argivaense Raul Costa toca este Domingo no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

No domingo, 10 de Julho, o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim irá apresentar o talentoso jovem poveiro Raúl da Costa. O concerto terá lugar no Auditório Municipal, às 21h45.

O programa que o pianista de apenas 18 anos apresenta no Festival abarca três séculos da música europeia. Especial expectativa para a última obra do recital, a monumental Sonata “Appassionata” de Beethoven, “uma torrente de fogo num leito de granito” (Romain Roland).





Programa:

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Partita nº 2 em dó menor (BWV 826)
1. Sinfonia: grave adagio – andante – allegro
2. Allemande
3. Courante
4. Sarabande
5. Rondeau
6. Capriccio

Robert Schumann (1810-1856)
Arabesco em Dó maior (op. 18)
Toccata em Dó maior (op. 7)

Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Música Festiva nº 14 Para as Bodas de Ivo Machado

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata nº 23 em Fá menor Appassionata (op. 57)
1. Allegro assai
2. Andante con moto
3. Allegro ma non troppo

BIOGRAFIA: Raul Costa

Nasceu na Póvoa de Varzim em 1993, e começou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade. Ingressou na Escola de Música da Póvoa de Varzim, onde estudou com Luís Amaro de Oliveira e Emília Coelho.
Desde 2005 que tem vindo a participar em inúmeros concertos como convidado de António Victorino d’Almeida; em 2006 fez a sua estreia com orquestra, onde tocou o Concerto de Carlos Seixas na Casa da Música; participou também, a par do seu actual professor Álvaro Teixeira Lopes, em concertos com obras de Amílcar Vasques-Dias.
Tem vindo a dar recitais a solo nas salas mais emblemáticas do país, como o Theatro Circo de Braga, o Teatro do Campo Alegre, o Palácio da Bolsa no Porto, o Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, o Convento dos Capuchos em Almada, a Câmara Municipal de Matosinhos, o Teatro Municipal de Vila do Conde, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, o Teatro TEMPO em Portimão, nos Jardins de Inverno do Teatro São Luiz, entre muitos outros. Também deu recitais no Festival da Primavera em Vila Praia de Âncora, no Ciclo de Jovens Músicos de Portimão, e no Festival de Música de Saint Pére de Rodes, Espanha.
Abriu o Ciclo de Piano 2010 da Casa da Música, num concerto em que fez a estreia mundial de uma “Música Festiva” de Fernando Lopes-Graça.
Ainda em 2010, interpretou a Fantasia Coral de Beethoven no Coliseu do Porto, com a Orquestra e Coro da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, sob a direcção de Javier Viceiro, e também interpretou em três ocasiões o Concerto nº 1 de Chopin, com uma orquestra criada especificamente para esta série de concertos.
É detentor de primeiros prémios em diversos concursos nacionais e internacionais, nos quais se destacam o Concurso Internacional de Piano em San Sebastian, o Concurso Scriabin em Paris e, mais recentemente, o Concurso Young Pianist of the North em Newcastle, onde ao 1º prémio foi adicionado o título “Young Pianist of the North”. Foi distinguido também com 3 prémios de “Melhor Interpretação da peça portuguesa”, nomeadamente de Luiz Costa, Eduardo Patriarca, e António Victorino d’Almeida. Foi premiado no 1º Concurso da União Europeia, onde foi representar Portugal, e, sendo o mais novo de todos os concorrentes, interpretou o Concerto para Piano nº 1 de Chopin, com a Orquestra Filarmónica Janacek, sob a direcção de Theodore Kuchar. Em 2010, foi-lhe atribuído o 2º Prémio no Concurso Internacional Chopin (até aos 35 anos de idade) em Lisboa, organizado pela Metropolitana.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com professores como Dmitri Bashkirov, Galina Eguiazarova, Karl-Heinz Kämmerling, Lev Natochenny, Bernd Goetzke, Jean-Marc Luisada, Roger Muraro, Boris Berezovsky, Álvaro Teixeira Lopes, Miguel Borges Coelho, entre outros.
Efectuou inúmeras gravações para a RDP-Antena 2 (entre elas o Concerto Aberto na Fundação Portuguesa das Comunicações, e Fantasia Coral de Beethoven no Coliseu do Porto). Também foi alvo de reportagens para a televisão portuguesa, assim como participou num documentário para a rádio e televisão checa.
Recebeu os elogios de artistas como Dimitri Bashkirov, Boris Berezovsky, Maria João Pires e Artur Pizarro.
Próximos projectos incluem recitais a solo no Teatro TEMPO em Portimão (23 de Julho), no Festival Liszt na Madeira (Novembro), e a estreia mundial de “AUAT I, para os dezoito anos de Raúl da Costa”, de Eduardo Patriarca.
Desde 2006, estuda na Academia de Música S. Pio X em Vila do Conde na classe do professor Álvaro Teixeira Lopes, onde tem obtido as classificações máximas (20 valores). Regularmente, tem aulas com o reconhecido professor Karl-Heinz Kämmerling.

Read more...

domingo, 3 de julho de 2011

USF de Aver o Mar ficou em terra

A ARS do Norte conduziu mal o processo por incompetência e passados 6 anos nada. Num projecto de um milhão, arranjaram uma empreitada de 180 000 euros só para as eleições e agora, quem vier atrás que feixe a porta. Foi o PS no seu melhor.

Mas era necessário arranjar um bode expiatório e viraram-se à câmara. Não colou.

A câmara emitiu parecer negativo ao projecto por violar o índice de construção do PU. Tinha de o fazer, mas este não é vinculativo, logo, a acção da câmara não interfere no processo, apenas se salvaguadou.

Conclusão: se a USF de Aver o Mar não está feita, o ónus é exclusivo da ARS e de Carlos Maçães, os únicos intervenientes no processo.


Read more...

sábado, 2 de julho de 2011

Sobre a Assembleia de Freguesia de 1 Julho 2011

No dia 1 de Julho houve Assembleia de Freguesia ordinária em Argivai. Como de costume, foi algo entre a "Tragédia Grega" e o "arraial minhoto". No meio de tal cenário, os elementos da junta presentes, querendo manter a dignidade nem abriram a boca.

Boa parte deste ambiente criado é culpa de quem preside à assembleia (eleito pela UEA), pois não deu o exemplo no passado, nem tem a cordialidade e competência necessária para dirigir os trabalhos.

Em abstracto, o reconhecimento e respeito dos pares não é algo que se conquiste pela prepotência e despotismo. Presidir a uma assembleia é mais difícil do que parece, e quando não se tem consciência disso e se cultiva o confronto, é meio caminho andado para que tudo corra mal.

O que se assiste, é o divorcio entre a população e a Assembleia Freguesia. Viu-se uma sala que esteve vazia, em que os presentes foram militantes e simpatizantes dos partidos. No grupo do PS só esteve um elemento presente. A população de Argivai parece não concordar com o que se passa nestas reuniões e rejeita-as. Ao contrário das actividades organizadas pela junta, onde a adesão é boa.

No principal caso da reunião, "brilhou" mais uma vez o presidente da assembleia. O caso é fácil de contar. A UDCA pediu à Junta a sala para uma assembleia onde pretenderia até eleger o novo presidente da direcção. A Junta não se opôs e a reunião seria a 1 de Julho, mas o presidente da Assembleia de Freguesia decidiu marcar também assembleia nesta data e não quis alterá-la (incompreensível). É o presidente da assembleia quem marca as reuniões, esta competência é só sua, no caso de sacudir a água do capote e dizer que foi a mesa que decidiu, então, sendo que a primeira secretária (PSD) se opôs à assembleia no dia 1 de Julho como afirmou, a responsabilidade é da UEA na pessoa da 2ª secretária e do presidente - Isto é clarinho como a água. O Presidente da Assembleia Geral da UDCA esteve presente e pediu satisfações sobre o assunto, transmitindo a ideia que esta postura não é correcta para com as associações da freguesia. Não obteve qualquer resposta do presidente da assembleia de freguesia. Outra pessoa tencionava pedir explicações por este facto, mas perante a falta de resposta, recusou fazê-lo .

A UEA trazia o "teatro" bem orquestrado. Dois dos seus simpatizantes pediram legitimamente a palavra, e como não poderia deixar de ser, lá criticaram a junta até à exaustão, por vezes em tom exaltado, e nem a reconstrução do aqueduto com rearranjo da Rua dos Arcos escapou. O segundo interveniente, ensaiou mais uma vez a jogada de pressionar Domingos Silva a demitir-se, para que provavelmente Rogério Poço possa entrar na Junta (o que dificilmente aconteceria pois o executivo é proposto pelo presidente). Sobre isto, urge perguntar o seguinte: se UEA e PS estão na assembleia de freguesia em coligação negativa e não concordam com a actual situação, porque não vão até ao fim juntos e fazem cair a assembleia?

Na discussão politica não houve nada de novo. O PSD criticou a postura de PS e UEA que chumbam tudo o que vai à assembleia e a oposição justificou-se com os argumentos do costume. Do PS só esteve presente Carlos Fernandes que fez uma proposta insólita: disponibilizar ao público a acta antes de aprovada!

A propósito da acta, o que se passa nestas assembleias é caricato. Gastam-se três quartos de hora com a leitura e aprovação da acta, e até o presidente da assembleia se acha no direito de emendar as intervenções do Presidente da Junta. Nunca se viu semelhante... é uma vergonha.

O que seria lógico, era a distribuição da acta aos elementos (o que já acontece) e no dia de assembleia, após alguma pequena correcção, era apenas posta à votação.

Numa altura de crise, era essencial que todos se entendessem para o desenvolvimento da freguesia, e não se enredassem em estratégias partidárias e pessoais. Perante o processo que se avizinha de extinção de freguesias, era importante manter por aqui a sobriedade e competência, que alguns sectores teimam em desbaratar.


Read more...

O regabofe da justiça

Fátima Felgueiras absolvida dos crimes do caso do "saco azul"


Imaginem os caros contribuintes quanto não terá custado esta brincadeira aos cofres do MJ?

Já nem falo da matéria de facto: mas então esta senhora não foi foragida à justiça?

Read more...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP