segunda-feira, 29 de junho de 2009

A CEREJA EM CIMA DO BOLO DA TRANSPARÊNCIA


O portal está a ser desenvolvido pela Microsoft, num contrato para o qual não houve concurso público, e onde já há derrapagens. O ajuste directo foi feito por 268.800 euros, no entanto as facturas apresentadas duplicam o valor adjudicado.
Este governo do PS assinou em tempos um acordo com Bill Gates, nos dominio da informatização dos serviços do estado, formação, etc. Este tipo de acordos, parece-me positivo, se, não permitir que o estado seja capturado por interesses privados. Se os concursos publicos são lentos e caros, altere-se a lei. Neste caso, hoje em dia há muito e bom software livre, em muitos países europeus isto já é feito. Porque não cá? esta coisa de encomendar e os contribuites que paguem tem de acabar. Outra questão são os serviços do estado criados para determinado efeito, depois sobrepostos por um prestador de serviços externo, estando o contribuinte a pagar em duplicado.

Read more...

domingo, 28 de junho de 2009

INAUGURADA FASE II PARQUE DA CIDADE

No dia 27 de Junho, foi inaugurada a II Fase do Parque da Cidade a nascente, com uma área de 30 hectares, desenhada pelo arquitecto Sidónio Pardal.
A inauguração contou com a presença de representantes das cidades geminadas Montgeron e Eschborn. O Presidente do Município, Dr. Macedo Vieira presidiu à cerimónia, destacando o forte investimento do município nesta infraestrutura de lazer.
Por muitas "dores" que isto cause à oposição, Macedo Vieira e o executivo PSD, ficarão associados à revolução urbanística operada na cidade, para melhor é certo.
Apesar de tudo, a oposição até concorda com a obra feita, embora por vezes em surdina e separado o trigo do joio, o que fica de muita critica, é a falta de estacionamento livre e às fornadas. Acontece, que as cidades do séc. XXI, devem colocar o cidadão no centro da cidade, não o carro. Isto faz-se educando as pessoas e ordenando o estacionamento. Devemos atacar o problema enquanto a cidade tem pequena dimensão, dado os custos de intervenção serem directamente proporcionais ao tamanho da cidade. Obviamente que o processo é sempre acompanhado por uma politica integrada de transportes.

Read more...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

UM POVEIRO NA PROVEDORIA DE JUSTIÇA



" Especialista em Direito Fiscal e ex-presidente do Tribunal de Contas, Alfredo José de Sousa, hoje proposto por PS e PSD para Provedor de Justiça, era actualmente Provedor do Crédito, cargo para o qual tinha sido nomeado em Abril.
Adepto da Académica de Coimbra, por cuja universidade se licenciou em Direito em 1963, Alfredo José de Sousa, 68 anos, natural da Póvoa de Varzim, tem uma carreira ligada à magistratura, passando por delegado do Procurador em várias comarcas até chegar a juiz em 1974, depois de um período de seis anos na Polícia Judiciária no Porto.
Em Outubro de 1991 foi eleito vice-presidente do Tribunal de Contas para um mandato de três anos, vindo a ser nomeado presidente em 1995, sucedendo a Sousa Franco, cumprindo dois mandatos." Lisboa, 26 Jun (Lusa)


Valeu a pena esperar por uma personalidade Poveira que dignificará o cargo.

Read more...

Novela Mexicana - Manuel João Vieira poderá escrever o Guião.

O GOVERNO NÃO SE METE EM NEGÓCIOS PRIVADOS???
Uma telenovela mexicana, com base num caso real, num estilo de comédia dramática, ao jeito do grande artista e politico Manuel João Vieira.
A intervenção de Cavaco, o apelido de mentiroso por parte de Ferreira Leite e a intervenção de Cravinho, puseram a desordem no PS. É muita competência; ou haverá outras coisas?
O governo ficou sem agenda, sem programa, passou da arrogância à demissão. Mas também, é preferível ficar quieto de forma ao estrago no pais ainda poder ser remediável. Falta-lhe ainda aquela grande questãozinha, de uma 3ª auto-estrada paralela a outras duas no litoral - um verdadeiro escândalo nacional. Num concelho do litoral norte, numa largura de 7 KM passam as três auto-estradas. Que critérios podem explicar isto?

Read more...

Das 1001 maneiras de matar pulgas!

Acordo PT-TVI quase concluído, José Eduardo Moniz fica na estação. Por ora!!...

Read more...

ENSURDECEDOR É O SILÊNCIO

"Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio."
- Pitágoras -

Read more...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

FAZ DE CONTA?

Que a TVI não é uma estação incomoda ao governo.
Que o governo nunca tentou submergir a TVI.
Que o governo como accionista com direitos especiais na PT, não interferiu nas participações accionistas da empresa.
Que o governo acredita que o regulador regula.
Que há regulação independente em Portugal.

Read more...

MERCADOS: Euforia xoxa.

Depois de uma recente euforia nos mercados bolsistas, o PSI 20 cai dos 7000 ptos. de novo. Nada mais normal. Estamos em crise, as empresas não criaram riqueza, somente foram criadas expectativas. Com a divulgação de resultados do 2º semestre é possível nova correcção. A agravar pode adjuvar o facto dos gestores que compraram em baixa papeis próprios, conhecedores do real value, aproveitarem agora para fazer mais valias. É capaz de ainda ser cedo.

Read more...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O QUE LEVAIS AI???? é só água senhor!

O PCP pelo menos, acusa a CMPV de " uma alteração na facturação do serviço de água, sem aviso prévio, e que para milhares de utentes passou a ser feito por débito directo, numa operação realizada por uma empresa, sediada em Braga, apelidada de OBJECTINVEST LDA."
O que se passou foi simples. Dada a necessidade de aumentar as possibilidades de pagamento da água, a CMPV abriu um concurso publico que foi ganho pela OBJECTINVEST. Esta nova empresa substitui a CGD na cobrança da água, dai aparecer uma nova referencia no serviço interbancário. O processo decorreu conforme o previsto, à excepção da comunicação ao utente (responsabilidade da OBJECTINVEST) que a designação seria alterada. O serviço, manteve-se nos mesmos moldes sem qualquer incomodo para o utente. Perdão. Até houve uma alteração. Deixou de ser uma domiciliação de pagamento e passou a débito directo. Neste aspecto melhorou, dado ser mais fácil e rápido fazer alterações.
A mim sucedeu-me o mesmo. Uma comunicação ao banco esclareceu tudo. Afinal, eu tinha lá a assinaturazinha na ordem de débito. Fosse esse o meu maior problema.
Mas meus amigos, não havendo assunto p´ró homem do malho, há que aproveitar estas migalhas.

Read more...

AS OBRAS DO ESTADO VELHO

Diz António Barreto, relativamente às obras do regime que não chegarão a sê-lo: _ "É longa a lista de investimentos públicos com política a mais e estudo a menos, com muita demagogia e pouca ciência".

A propósito do assunto, um grupo de reputados economistas nacionais reflecte aqui sobre a lista de elefantes brancos que Sócrates tentou fazer aprovar a todo o custo em vespra de eleições. Referem: "A insistência em grandes investimentos públicos, de baixa ou nula rentabilidade, e com fraca criação de emprego em Portugal, não é o caminho no combate à crise económica.
São projectos que exigem a mobilização de recursos avultados, com elevados impactos na dívida externa, e na dívida pública, e com custos de oportunidade significativos no ataque às nossas verdadeiras fraquezas estruturais e no crescimento sustentado da economia.
Por isso defendemos, como economistas, que o interesse nacional exige uma reavaliação profunda dos mega-projectos públicos no sector dos transportes, das suas prioridades e calendários."
A proposito do TGV, escreveu Jack Soifer em 20 de Janeiro no OJE:

Read more...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

MILAGRES EDUCATIVOS: é o "pugresso"

Portugal já é um case study Europeu pelos milagres na educação, onde frequentemente surgem replicas do fenómeno: Noventa por cento dos alunos do 4.º com positiva nas provas de aferição (O investigador Nuno Crato explica bem este milagre dos pães, digo, das notas)
A obstinação socialista pela qualidade educativa é patente: “Qualidade de ensino do Espanhol comprometida durante décadas” . Neste caso, quando no ensino do Espanhol, licenciados em Espanhol são preteridos a licenciados em outras línguas mais frequência do Instituto Cervantes, está tudo dito!
Os politicos actuais falam o portunhol da vida, as próximas gerações falarão já um portunhol mais académico. É o " pugresso "

Read more...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

«Estou muito satisfeito comigo»

Depois da derrota eleitoral,
Depois da reunião da comissão politica,
Depois da moção de censura de hoje,
Sócrates chegou à humilde conclusão, dita na 1ª palavra à Ana Lourenço na SIC: " Estou muito satisfeito comigo"
Acho que nos podemos abstrair do resto, porque efectivamente a expressão traduz o que se foi consolidando nos quatro anos da governação. Como disse Ricardo costa, o poder gera autismo, ainda para mais num homem, digamos, obstinado. E o problema é, quando essa teimosia pende para o lado errado, podendo esta maioria levar-nos ao abismo. Dai o problema das maiorias.
Graças a Deus, o nosso sistema tem contrapesos como o Presidente, aflorando nas crises a sua figura e influência.
Sócrates tentou por estes dias o homem novo. Mas não consegue. Nisso é genuíno. Portanto meus amigos, com o PS são mais quatro anos de malhação, que o pais não se dispõe a aturar como já demonstrou.
O dr Canas já foi varrido, outros se seguirão. Mas isso não chega, é cosmética.
Cavaco teve este problema. O autoritarismo. Mas há uma diferença grande, é um homem competente, reconhecido entre os pares pela competência e deixou obra. Agora o que não é possível suportar é arrogância, incompetência e muito maus resultados em quase todas as politicas sectoriais.
_ Os portugueses não estão nada satisfeitos consigo.

Read more...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Eles não entendem, dai-lhes magalhães senhor!

Hoje reune a comissão politica do PS nacional. Sabe-se que numa das anteriores o Seguro quis dizer umas palavrinhas, mas o maioral mandou-o calar, e desde ai, estrelinha que te guie, nunca mais nenhum confrade abriu o bico, a não ser os autorizados homens do malho.
Hoje porém, o chefe aparecerá mais brando, à procura de umas costas largas que dêem um amparo ao peso da derrota. Se lá estiverem AJSeguro e ACosta, certamente levarão uns sapatos de tacão alto, é chegada a hora, há que começar a aparecer.


Sobre a magna reunião, o chefe já disse que lá diria que está tudo certo, só faltou comunicação ao povão, essa cambada de bestas amagalhanadas que pastam pela paisagem "afora".


Temos é um grave problema retórico-argumentativo: ainda que fosse um problema de comunicação, o que Sócrates não consegue explicar senão com péssima governança, são os alarmantes valores do desemprego, PIB negativo, queda das exportações com agravamento do desequilíbrio da balança comercial, quebra do investimento, baixos níveis de poupança com descapitalização do sistema e o mais grave para o pais - o endividamento externo, que hipotecará gerações futuras. Dirão os homens do malho: ah, e tal, esses parâmetros com a crise agravam-se. É certo, mas uma parte deriva de politicas erradas, o que se despista quando nos comparamos com outros países.


Pois o senhor, depois de gastar milhões em imagem e assessores(quem os pagou?) vem dizer que é um problema de comunicação, que pela lógica dedutiva, resulta em sermos uma cambada de idiotas analfabetos incapazes de debulhar o trigo do joio. Vestiu a pele do cordeiro prós barões em noite de cinzas, mas no intimo boia o que disse a quente: _"o governo não alterará o ruma da governação". Por mim: _ amem!

Read more...

domingo, 14 de junho de 2009

Rates Billing

Imagens da 9ª edição do Rates Billing, com alguma lama e adrenalina.



Read more...

Não chega o poder pelo poder: falta pão na mesa.

"O líder do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, inicia amanhã uma corrida de fundo que terminará nas eleições legislativas e em que dará tudo por tudo para manter o poder levando o partido à vitória nas urnas."P


Podem-se fazer malabarismos com números, podem-se armar as barracas com efeitos especiais no milagre da multiplicação dos apoiantes, podem-se chamar os publicitários xpto do Obama.
Mas há uma coisa que os experts não estão a conseguir: pôr pão na mesa.

Read more...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Statosquo Level 5

A adjudicação do TGV está prevista para antes das eleições, mas Cavaco terá de promulgar as bases da concessão antes de o contrato ser assinado. Empatar o processo seria a solução que menos prejudicaria o país. Valha-nos isso, ou será difícil saber o que poderemos vestir em vez da tanga.
O Presidente da República deverá propor aos partidos, convocar as eleições para a Assembleia da República para os dias 20 ou 27 de Setembro; tudo indica que as autárquicas se irão realizar a 11 de Outubro. Duma coisa o PS já se livrou, o voto de protesto nas autárquicas. Já vão com sorte.

"Jamais faremos coligações com o PS" é o que diz Louçã. Para já é o que faz melhor. O BE cresceu com o protesto a Sócrates. Se a ele se associar, alienará credibilidade e eleitores. Mas... se reforçar a sua importância, não pode continuar a sacudir a água do capote.
Outro caminho possível, é participar na governação apenas com acordos parlamentares. Resta saber se resistem ao apelo do poder.

Read more...

SÉRIO SERIA NÃO PÔR LÁ OS PÉS

Fenprof pode abandonar negociações com Ministério da Educação

O ME continua a fazer que negoceia. A plataforma vai à 5 de Outubro de costas largas, para não ser acusada de má vontade.
Acontece porém, que desta vez, o sr secretário vai ouvir o que diz a rua: é o fim de festa e a legitimidade proveniente do apoio popular acabou. Quando se foi cabulão durante todo o tempo, não se espere a salvação a quatro meses da festa acabar.

Read more...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

93 000 000 prá fundação Cr7

É quanto Florentino Pérez vai pagar pelo menino de ouro. Para Ronaldo nem tudo poderão ser rosas, pois no Real os direitos de imagem ficam pró clube.
Sem o padrinho por perto e a mãe nas compras, vamos ver se o menino não se perde com o calor mediterrâneo.
No domínio desportivo, tanta prima donna junta: será que brilharão todas? farão uma equipa?
Quanto ao valor, é escandaloso. Uma afronta. Não tarda, transforma-se também em fundação.

Read more...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Já não era mau gente séria

Cavaco Silva alerta para necessidade de uma "estratégia a médio e longo prazo" para o país

Ouvindo Cavaco Silva, pus-me a pensar no estado da nação e depois de um brain storming, fiquei com uma sensação de caos. Ou seja, a desconfiança e a suspeição entre os vários sectores da sociedade é elevada. Podia elencar, como muitos portugueses, o que está mal. Mas para começar, já não era mau gente séria, com sentido de estado e empenho pela causa pública.

Read more...

DIA DE PORTUGAL, CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

D. Afonso I, mais conhecido pelo seu nome de príncipe, Dom Afonso Henriques, (Agosto de 1109 — 6 de Dezembro de 1185) foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão em 1143 no tratado de Zamora.
Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 10 de Junho de 1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade.
As comunidades portuguesas na sua diáspora levam a nossa cultura aos cinco continentes do mundo.
Hoje honramos a nossa cultura e pensamos o país.

Read more...

terça-feira, 9 de junho de 2009

O PLANO TECNOLOGICO DA SARDINHA ASSADA

O cerne da questão: "A nova lei do financiamento dos partidos políticos, das campanhas eleitorais e dos grupos parlamentares, aprovada no parlamento no final de Abril, sobe em mais de um milhão de euros de 22.500 para 1.257.660 euros o limite das entradas em dinheiro vivo nos partidos."
Onde anda o plano tecnológico nos partidos e na sociedade portuguesa? esse grande desígnio, essa grande reforma. Continuamos no século XXI com os paradigmas do século passado?
Berra-se por mais dinheiro para foguetada e sardinha assada. Uma vergonha nesta conjuntura económica.
O Sr. Presidente agiu bem e de acordo com o interesse nacional.
Já a Assembleia da Republica escolheu outro caminho. Encomendou uma frota de BMWs. Só para a presidência foram dois serie 7. O dr J.Gama gostou do 735i, não havia nada acima.

Read more...

O que aconteceu aos socialistas europeus?

Acho que meteram o socialismo na gaveta. Exemplo de Portugal, Espanha e RU. Fazem-no desde a década de 90.
Em Portugal, nitidamente, o PS chega a ter iniciativas governativas que arrepiariam Portas. Quando se vê Nuno Melo na cruzada da transparencia bancária e o PS tentando impedir estas iniciativas parlamentares, é hilariante.
O PS português, à imagem dos primos europeus, vendeu a alma ao diabo, esqueceu a matriz ideológica e os eleitores socialistas não gostam de fotocopias. Com este facto, por toda a Europa ganhou o PPE e outras esquerdas, entre nós o BE.
Deu-me vontade de rir há uns dias o Dr. Vitorino, quando dizia que seria interessante observar a luta entre a CDU e o BE, quando foi este último um dos responsáveis pelo desastre do PS.
A próxima etapa do PS será o fantasma da governação. Portugal demonstrou o que pensa desta maioria e não a quer repetir. Os políticos podem guardar o papão, pois o eleitorado mostrou não ser manobravel perante frenéticas maquinas propagandistas. Vários países europeus são governados com coligações parlamentares, sendo essas soluções muito mais democráticas, que certos governos que usam mal o poder. Como diz o Dr. Medina Carreira: "maiorias são para gente competente"

Read more...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A OPOSIÇÃO AGRADECE

Sócrates admite resultado “decepcionante” mas diz que Governo vai manter rumo

Comentário aos resultados eleitorais aqui

Read more...

domingo, 7 de junho de 2009

POLITICA DA VERDADE: PSD com vitória estrondosa

Começo por saudar os eleitores portugueses pela lição de democracia que mais uma vez deram ao país. Como já aqui escrevi, o eleitorado não é ingénuo.
Uma nota para os senhores das sondagens, cujo trabalho merece uma critica.
A nível nacional a vitória do PSD foi estrondosa:
PSD 31,7 % - 8 mandatos
PS 26,6 % - 7 mandatos
BE 10,7 % - 2 mandatos
Cdu 10,7 % -2 mandatos
CDS 8,4 % - 2 mandatos
O PSD fez a aposta certa numa politica séria, com base na realidade. Tem agora todas as condições para se unir e mobilizar para os próximos sufrágios.

Na Póvoa de Varzim o PSD teve uma vitória estrondosa, com meios de campanha insignificantes comparativamente ao PS. Ganhou em todas as freguesias. Resultados Totais:
PSD 40,4%, PS 21,8%, BE 9,8%, PCP 5,3%, MEP 1,3%.
Na minha modesta reflexão, vinha referindo que o PS Póvoa está a fazer uma campanha que o eleitorado não aprecia.

Em Argivai o resultado do PSD foi muito positivo. Em 1º lugar ganhou. Em 2º, porque foi uma vitória sem qualquer campanha, ao contrário dos outros partidos que estiveram no terreno e estrategicamente apresentaram já propostas para a Junta. Portanto, aceitamos este resultado como uma sondagem real, a partir da qual vamos humildemente trabalhar. Mas vamos a números:
Em 2004 PSD+CDS= 37,03% PS = 48,67%
Em 2009 PSD =33,4% PS = 32,1% CDS=9,6% BE=9,3%

O PS em 2004 ganhou em Argivai as Europeias (embora perca a Junta e a CM sistematicamente para o PSD), tinha portanto a esperança de ganhar aqui as europeias, mas nem isso sucedeu, apesar da sua mobilização. Conforme os números, o PS cai 16,66%.
O PSD aparece não coligado, sozinho. Se retirar o peso do CDS na freguesia em 2009 - 9,6% - aos resultados da coligação em 2004 - 37,03% - ficaremos com um resultado aproximado de 27,43% do PSD em 2004. Ora teremos então nestas europeias 09 uma subida do PSD em Argivai próxima de 6%. Um bom resultado.
Parabéns aos Portugueses, aos Poveiros e em particular aos Argivaienses, pela lucidez que demonstraram hoje e terão no futuro, face ao projecto de desenvolvimento que o PSD tem para a Freguesia de Argivai.

Read more...

ELEIÇÕES: uma leitura prognostica

Se os resultados eleitorais saírem dentro do previsto pelas sondagens, o PSD terá tido um bom resultado, em virtude das expectativas e da situação à partida. O PS partiu com enorme vantagem (6-8 pontos) que foi perdendo por um mau candidato e uma má campanha; o PSD surpreendeu com um bom candidato e seriedade no debate politico, sem grande auxilio dos lustrosos e oportunistas do partido.
Se o PSD ganhar, será um resultado excelente, que porá o PS de gatas nos próximos sufrágios.
RELACIONADAS:

Read more...

sábado, 6 de junho de 2009

A POLITICA NO RIDICULO

Read more...

CAPA DO SOL: Europeias e a questão da água

Sobre as europeias internamente, já tinha tratado o assunto aqui

Sobre o titulo " Preço da água tem de aumentar 15 vezes", depois do Expresso há umas semanas, o SOL volta agora ao assunto.
O PS tem usado a questão como critica ao executivo camarário, o que eu considero pouco prudente. A CMPV tem feito actualização tarifária enquanto outros concelhos não. E vão ter de o fazer. Os que não o fazem estão a cavar um buraco financeiro pelo menos até às autárquicas e os munícipes vão ter de o pagar de qualquer forma. Isto vai se saber em breve e será desagradável para a oposição que tem construído todo um discurso politico com base numa mistificação.

Read more...

A OCASIÃO DO LEÃO


Read more...

sexta-feira, 5 de junho de 2009

REMINISCENCIAS DA DITADURA

Diz o SOL que se o PS vencer no domingo, como indicam as sondagens, será uma das raras excepções entre os partidos que governam na Europa. Entretanto, há 300 mil novos eleitores dos 18 aos 24 anos.
Os portugueses continuam acomodados, ou talvez marcados por uma subconsciência colectiva reminiscente da ditadura, em que o centralismo autocrático, uma espécie de bigbrother, tomou conta do destino global, pró bem e pró mal. Prova disso é a abstenção, ou a singularidade que constituímos na Europa.
Quando outros europeus penalizam os actuais governos pela crise, porque efectivamente estiveram a governar, tomaram decisões, más... por cá desprezam-se os direitos democráticos como o voto, aliena-se a mudança a troco de um egoísmo pessoal, ainda que os resultados obtidos em quatro anos sejam muito maus como demonstram todas as variáveis, que o nosso desenvolvimento tenha caído (baixa do IDH), e o pais real esteja de rastos com péssimas condições de vida.
DOMINGO VÁ VOTAR. SE ACHA QUE O PAIS ESTÁ MAL ESCOLHA UMA ALTERNATIVA

Read more...

A FULANOSONDAGEM

Sondagem dá quatro pontos de avanço do PS sobre o PSD

Uma coisa é certa, o senhor rui tem-se esforçado.

Read more...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

DO DESEQUILIBRIO DA DEMOS CRACIA

Quando um partido só porque tem a maioria parlamentar insiste em assorvalar todos os cargos de nomeação politica, destruindo os contra-pesos da democracia e perigando a sua qualidade, é então difícil chegar a um consenso.

Read more...

OS DOGMAS DA JUSTIÇA

Fantástica celeridade. E o freegate? e a Casa Pia?

Read more...

A ARGUCIA APRENDIDA DO FADO EMENDA-LHE A MÃO

Barómetro aponta empate técnico com vantagem para PSD

O barómetro Marktest para a TSF e Diário Económico aponta para um empate técnico nas eleições europeias. Pela primeira vez, o PSD leva vantagem, reunindo 32,5 por cento das intenções de voto, contra os 29,4 do PS.
O PS há muito percebeu o erro de casting do dr Vital. Sintomático foram os cartazes com a figura do senhor que desapareceram de circulação. Depois tem pegado muito mal o velho estilo trotskysta com a bandeira do BPN, quando se sabe tudo o que corre do lado de lá. Julgo que os políticos estão iludidos com o discernimento popular: o povo pode não saber falar ou escrever, mas a argucia aprendida do fado emenda-lhe a mão.

Read more...

quarta-feira, 3 de junho de 2009

ARGIVAI: comentário de um leitor

Não irei fazer muitos comentários à apresentação da candidata do PS em Argivai. Mas aos factos que aqui foram divulgados, o meu comentário é " Não vale copiar!". Passeios para crianças e idosos sempre existiu em Argivai!Também não comento a qualidade quantitativa da questão, ou seja, quantas pessoas estavam. Sou mais exigente e gostaria que fosse valorizado o aspecto qualitativo “da coisa”, isto é, ideias (de preferência novas) e iniciativas (de preferência diferentes das já existentes).Quem quer que seja o pai, a mãe, ou outro membro da associação ARGEVADI, dou os parabéns pelo projecto. Mas deixemo-nos de individualismos!!!! Ninguém trabalha sozinho!!!! Ninguém consegue construir sozinho!!!!É claro que se tem que dar os parabéns à Junta de Freguesia de ARGIVAI! Não ouvi dizer que seria a oposição a contribuir para esta associação a não ser com criticas (esperemos que construtivas)!Querem dar os parabéns a quem? Aos ARGIVAIENSES? CONCORDO! ARGEVADI nasceu de uma ideia de ARGIVAIENSES e não consta que algum deles seja membro ou pertença a algum órgão relacionado com o programa PARES.Neste assunto (ARGEVADI), e no ponto em que o projecto se encontra, temos que ser muito claros (minha opinião):O projecto deixou de o ser para constituir uma realidade!Muitos argumentos da oposição (que seriam usados na campanha?) caem por terra pois estão abrangidos pela iniciativa ARGEVADI.Quem não está de acordo com uma iniciativa tão louvável, pelo menos deixem trabalhar quem quer!Quanto ao melhor tesoureiro que a Junta de Freguesia teve algum dia tenho a seguinte opinião e repito-me: Mas deixemo-nos de individualismos!!!! Ninguém trabalha sozinho!!!! Ninguém consegue construir sozinho!!!!E acrescento: foi um bom tesoureiro numa Equipa PSD, numa Junta PSD, num Projecto PSD.Reconheço sim que é uma pessoa jovem e que gosta de ARGIVAI, no entanto, em tempos difíceis e de crise pergunto: qual foi a atitude tomada pelo agora número 2 do PS? SAIU!!!SAIU!!! Com esta atitude desapontou muita gente.Para jovem esperaria mais coragem e garra, mesmo não concordando com as políticas. Estaria à espera de alguém que estivesse presente mesmo que fosse para apontar o que, na sua opinião, estaria mal. Uma equipa enriquece com a discussão de ideias e com a partilha de opiniões obviamente diferentes, mas não enriquece com os que saem.Agrada-me ler com que paixão todos vocês falam e defendem as vossas cores políticas e as vossas opiniões. Acho saudável a crítica e a discussão mas não se esqueçam que estão a contribuir ou a destruir alguma coisa com essa mesma crítica. Critica não é insulto. Crítica é pensar e ser diferente, mas acima de tudo respeitar a diferença dos outros. E é muito nessa diferença que está a riqueza e o crescimento humano.Quem só sabe responder a crítica com insulto, desculpem que diga, não está preparado para viver em sociedade democrática.

Read more...

BBC NO LOTE DA CABALA

BBC afirma que Governo Sócrates cortou pensões e aumentou idade de reforma

Segundo a BBC, o governo de Sócrates - empossado em 2005 depois de conseguir a primeira maioria absoluta para os socialistas - “traçou a sua prioridade em reanimar a economia – que se encontrava há anos quase na cauda das tabelas europeias – e travar o crescimento do desemprego”. “Desde então, o seu Governo conseguiu reduzir profundamente as despesas públicas, através da redução de pensões, o aumento da idade de reforma e do corte de benefícios dos funcionários públicos, numa tentativa para diminuir um dos mais elevados défices orçamentais da Europa”.
Só há aqui um problema. O défice estará nos 6%, o desemprego no Natal em 9%, o povo empobreceu e a folga orçamental foi engolida pelo BPN e BPP. Aos funcionários públicos, o Dr Teixeira ofereceu empréstimos de 2500 euros para tapar umas minuências da vida, nada comparável com os 50 000 000 euros que a CGD ofereceu a Manuel Fino. Estes são os resultados que o PS deve discutir à boca das urnas.

Read more...

terça-feira, 2 de junho de 2009

UMA DESPEDIDA COM CLASSE

Na última ida de Maria de Lurdes Rodrigues à Assembleia da República, os deputados confrontaram-na com quatro anos de descalabro na politica educativa. Ana Drago apertou-lhe bem os calos e a certa altura questiona: «Eu gostaria de saber se a sra. Ministra estaria disposta a continuar como ministra da Educação se o sr. primeiro-ministro o convidasse?»
MLR na resposta em tom irónico:«É mesmo preciso aguardar aquilo a que se chama o processo eleitoral, os 'votozinhos' sra. deputada necessitam de ser contados»
O nivel do debate foi tal, que António José Seguro, presidente da comissão teve de interromper os trabalhos.

Read more...

E ERA UMA BANDEIRA DO GOVERNO!

Entre Fevereiro de 2005, mês em que o actual Governo foi eleito, e Abril de 2009, o desemprego em Portugal aumentou 26%, mostram os dados do Eurostat.

A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 9,3% em Abril passado, revelou hoje o gabinete de estatísticas de Bruxelas.
Face aos 7,4% registados em Fevereiro de 2005, o número hoje conhecido representa um crescimento de 26% durante o mandato do actual Governo. no DE

Read more...

PORQUE SERÁ?

CAP quebra independência ao colocar-se do lado do PSD, diz secretário de Estado

A independência é uma atitude que se preza em certos organismos. O sr secretário deve é fazer uma autocrítica às suas politicas e reflectir no que terá levado a CAP a uma situação de ruptura. Aliás como aconteceu na educação.

Read more...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O DESESPERO ANDA À SOLTA

Ana Gomes volta a envolver o PSD no caso BPN

O PS, com uma imagem destroçada por freegates mais as pérolas da governança, lança-se agora numa cruzada suicida de tentar sujar o PSD, como se os casos fossem minimamente comparáveis. Tem muita piada o ataque vir de uma candidata a dois taxos simultaneamente, da-lhe uma certa qualidade.
Acham-lhe graça nas tiradas à MRPP, quando as telhas de vidro começarem a partir vão manda-la calar. Não sei se tem off. Nos vôs da CIA não tinha.

Leituras recomendadas: Sinais de fumo.

Read more...

P.COELHO: quer luta? vá prá rua com Rangel, isso sim

Julguei que certos umbigos andavam mais tapados com a força dos UVs da saison. Acha pouco a recuperação nas sondagens e o actual empate técnico, com possibilidade do PSD ganhar? Acha que um yupi de fraco curriculo faria melhor? nas actuais circunstancias, a uma semana das eleições, onde fica a ética?

Read more...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP